Rinoplastia estética
Perguntas Frequentes
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas “dentro do nariz” ou nos sulcos. Em casos especiais, quando as asas nasais são muito abertas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face, que com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face.
Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase ( logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia ), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final. Porém o resultado definitivo você verá com 1 ano.
Há uma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas). Isto se deve ao edema na parte interna do nariz. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, pode ser corrigido no mesmo tempo cirúrgico.
O resultado da rinoplastia é definitivo. Apenas deve-se ressaltar que após a 5a. década de vida, qualquer nariz começa a apresentar alterações morfológicas, devido à transformação da qualidade da pele que o reveste.
Tanto a anestesia local com sedação quanto a geral são utilizadas.
Geralmente 1 a 2 hs
Doze horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local, e 24 horas para anestesia geral.
Após terminar a cirurgia, o nariz é tamponado e mantido imobilizado com gesso que permanece por 7 dias. O tampão é retirado normalmente após 24 hs. Depois de retirado o gesso um curativo de micropore é deixado por mais 7 dias.
Existe um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é mantido para aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.
Geralmente não. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados como preventivos.
Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório. O perigo não é maior ou menor que uma viagem de avião ou automóvel, ou mesmo um simples atravessar de via pública.
Sempre com a cabeça discretamente elevada (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente)
Após o desaparecimento das equimoses (manchas roxas) que eventualmente podem ocorrer
O edema (inchaço), “manchas” roxas, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Dê tempo, que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês do pós-operatório.