Mastoplastia de aumento
Perguntas Frequentes
Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas. Elas se localizam no sulco formado entre a mama e o tórax, na aréola, e até mesmo na axila.
Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:
• PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
• PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como inicia-se uma mudança de cor, da mesma, passando para mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando.
• PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se
mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com as características do período mediato da cicatrização.
Pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone, porém devemos manter a harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax . A mama assim operada, passará por vários períodos evolutivos:
• PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem
com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão longe do resultado planejado.
Lembre-se desta observação: //NENHUMA MAMA SERÁ “PERFEITA” NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO//. Haverá também diminuição da sensibilidade dos mamilos que retornará com o passar dos meses.
• PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês. Neste período ainda ocorrerá um maior ou menor grau de “inchaço” das mamas
• PERÍODO TARDIO: Vai do 3º mês até o 12º. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo ( cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.).
É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida.
Na consulta avalio a altura da paciente, largura e altura do tórax; espessura da pele e subcutâneo, e o volume inicial da mama. A partir daí conversamos sobre o desejo desta paciente na forma da sua futura mama.
No período de 30 dias
Poderá ser preservado, desde que controle seu aumento de peso na nova gestação.
Não, pois a prótese é colocada por baixo da glândula mamária ou do músculo
Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer dor, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.
Raramente a cirurgia plástica estética de aumento tem sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar adequadamente cada paciente. Porém infecções e hematomas são inerentes a qualquer ato cirúrgico
Local com sedação assistida.
Em média de 1 h
6 a 12 hs
Sim, que devem ser retirados após 24 hs
Geralmente são utilizados pontos que são retirados a de 7 a 15 dias.
Após 24 hs.
Após 15 dias as caminhadas leves, esteira e bicicleta já estarão liberados assim como a musculação para as pernas. Depois de 30 dias os exercícios para os braços poderão ser iniciados progressivamente.
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa (que normalmente se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes, em ato cirúrgico simples, sob anestesia local. A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresentam.
Sim. Chama-se enfisema subcutâneo e se deve ao ar que entra pela incisão durante a cirurgia. Pode ser percebido em toda a região que rodeia a mama nos primeiros dias de pós operatório.
s orientações são que apenas acompanhem suas mamas e consequentemente suas próteses, com a realização de exames de imagem. Enquanto estiverem íntegras e sem alterações significantes de contorno, as próteses poderão permanecer no lugar sem necessariamente precisarem ser trocadas, independente do tempo de vida delas.
Trabalhamos com marcas que garantem a troca em casos de ruptura ou contratura capsular.