Lifting facial ou Ritidoplastia
Perguntas Frequentes
A cirurgia não tem a capacidade de voltar o tempo ou retardar o processo de envelhecimento e sim suavizar as marcas deixadas pelo tempo, através da suspensão dos tecidos. Um bom profissional nunca lhe afirmará quantos anos você rejuvenescerá.
Entendo que o bom resultado não lhe fará aparentar 20 anos menos, com uma face completamente esticada e sim uma aparência natural, saudável e descansada.
A face pode ser dividida em três terços. No terço superior temos a região da testa, sobrancelhas e olhos. No terço médio encontramos as bochechas ou maçãs do rosto e no terço inferior, a região da mandíbula e pescoço. Quando o paciente apresenta flacidez nos três terços da face o lifting completo está indicado. Quando dois terços ou somente um terço apresenta flacidez a indicação é de um minilifting.
A diferença maior entre as duas cirurgias é a extensão das cicatrizes.
A cirurgia não tem o objetivo de eliminar rugas, mas isto acontece com a melhora da flacidez da face. As rugas dinâmicas (causadas pela mímica) e sulcos profundos vão necessitar de tratamentos complementares como preenchimentos, toxina botulínica (Botox) e peelings.
Geralmente se escondem no couro cabeludo, na parte superior da cabeça (têmporas). Passam pela parte da frente e atrás da orelha, podendo entrar novamente no couro cabeludo (nuca).
A extensão destas cicatrizes vai depender das regiões que serão tratadas assim como o grau de flacidez desta pele.
Local com sedação assistida, ou anestesia geral.
A pele é descolada dos músculos até limites previamente demarcados e são realizados pontos na musculatura suspendendo e tratando a flacidez muscular. A pele é novamente reposicionada e o excesso é retirado, fazendo leve tração superior.
Algumas vezes é necessária uma cicatriz abaixo do queixo para correção da musculatura do pescoço, nos casos de grande flacidez.
Em casos de acúmulo de gordura na região da papada, podemos realizar também a lipoaspiração nesta região.
Geralmente não. Analgésicos simples são prescritos para um conforto maior no pós-operatório.
O inchaço maior acontece nos primeiros 3 a 4 dias, quando recomendamos sessões de drenagens linfáticas que auxiliarão a eliminação do líquido em excesso.
De 12 a 24 horas.
De 4 a 5 horas.
As equimoses (manchas arroxeadas) podem acontecer em qualquer cirurgia e desaparecerão em no máximo 10 a 15 dias.
As complicações graves são raríssimas, mas como qualquer cirurgia podem ocorrer hematomas, infecção, necrose de tecido (mais comuns em pacientes fumantes) e lesões de nervos da face.
O paciente utilizará curativos (“capacete”) por 24 a 48 horas, e o dreno, deixado na região posterior da orelha é retirado depois de 24 horas sem causar dor.
Alguns pontos são absorvidos pela pele e o restante é retirado depois de 10 a 15 dias.
Podem sim. A blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é a cirurgia mais comumente associada ao lifting, pois completa o processo de rejuvenescimento da face.