Ginecomastia
Mama masculina
É uma das mais comuns, dentre as cirurgias estéticas realizadas em homens. Permite corrigir o excesso de mama masculina que pode ser glandular, gordurosa ou mista.
A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
Vídeo Explicativo
Mais informações desta cirurgia no site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica:
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/ginecomastia
Perguntas Frequentes
Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar a cicatriz bastante disfarçada (em “U”, abaixo da aréola.). Para melhor esclarecê-lo sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:
PERÍODO IMEDIATO – Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO – Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.
PERÍODO TARDIO – Vai do 12º ao 18º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.
Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial hipertrófica.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.
A ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (com excesso de gordura apenas) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na cirurgia retiramos o excesso de glândula e gordura, algumas vezes utilizando a lipoaspiração como complemento, na intenção de nivelar a área das mamas no nível do tórax.
Somente entre o 3º mês
Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange aos esforços e demais cuidados nos primeiros dias.
O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública. Raramente a cirurgia de ginecomastia tem complicações sérias. Seromas e hematomas são intercorrências muito comuns no pós operatório, isto se deve ao fato da área descolada ser grande.
Local com sedação assistida
Em média de 1 a 2 horas.
Geralmente 12 horas.
Sim. Curativos compressivos que são trocados após 24 hs, e uma cinta adequada para o pós-operatório por 30 dias
São retirados em torno de 7 a 10 dias, sem maiores incômodos.
Após 24 hs
Geralmente após 30 dias.